Visite no facebook...

https://www.facebook.com/ajyjudo ''Pagina exclusiva para o JUDÔ''

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Governo baiano lança nacionalmente Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012 em Salvador


O Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012 será realizado pela primeira vez nas Américas com a participação de 16 delegações, sendo 16 seleções masculinas e 16 femininas.



Em solenidade realizada nesta segunda-feira (19), no Hotel Pestana, em Salvador, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) lançou, nacionalmente, o Campeonato Mundial por Equipes de 2012 e o Campeonato Mundial Master (atletas com mais de 35 anos). O anúncio aconteceu com as presenças do governador Jaques Wagner, nas presenças do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, do presidente da CBJ, Paulo Wanderley e de 20 presidentes de confederações, federações e associações do esporte no Brasil e América Latina. Durante o evento houve demonstração do esporte, golpes e pontuação pelo bicampeão mundial João Derly com o baiano Maicon França.
O Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012 será realizado pela primeira vez nas Américas com a participação de 16 delegações, sendo 16 seleções masculinas e 16 femininas. As equipes já estão pré-selecionadas nos cinco continentes e a definição acontecerá em final de abril do próximo ano, após a realização dos principais eventos continentais promovidos pela Federação Internacional de Judô (FIJ). As duas competições anunciadas serão realizadas entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro de 2012, em uma arena provisória, a ser instalada no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. O Campeonato Mundial de Judô por Equipes será a primeira competição oficial do judô, após as Olimpíadas de Londres, o que deverá trazer a Salvador os principais medalhistas olímpicos.
Além da divulgação do nome da Bahia para os cinco continentes, o grande legado a ser deixado por essas competições internacionais para a Bahia e o Brasil será a construção, em Lauro de Freitas, do Centro Pan-Americano de Judô. O local escolhido é o antigo kartódromo. “O Centro Pan-Americano de Judô terá seu projeto executivo concluído até abril e, logo em seguida, o Governo do Estado realizará a licitação pública para sua construção. O Ministério do Esporte já confirmou a liberação de recursos da ordem de R$ 12 milhões, ficando até 20 % a contrapartida do Governo do Estado. Caberá à CBJ operar e manter o equipamento”, adiantou Nilton Vasconcelos.

Tour – Para trazer até Salvador o Campeonato Mundial de Judô por Equipes, em 2012, o Governo do Estado da Bahia desbancou as cidades de Nova Iorque, Dubai e Moscou. Em parceria com a CBJ, a Setre prepara um “tour” de apresentação do projeto do judô, na Bahia, que vai percorrer as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro e Barreiras com medalhistas brasileiros fazendo demonstrações do esporte.
O presidente da CBJ, Paulo Wanderley, disse que o Governo da Bahia criou uma oportunidade para o judô brasileiro se apresentar ao mundo. “Além do campeonato. que será inédito nas Américas, a construção do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, vai propiciar ao Brasil a transferência de conhecimentos a partir de clinicas técnicas e de arbitragem, com intercâmbios entre atletas de alto rendimento”, afirmou.

O governador agradeceu ao presidente da CBJ e disse que o lançamento do Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012 “é a concretização de uma caminhada iniciada em 2010. Queremos a inclusão da nossa garotada na prática do esporte, que é o caminho do bem. E este esforço de hoje vem se somar ao que estamos fazendo, ao longo dos anos com outros esportes, para consolidar a Bahia como destino do turismo esportivo no Brasil”.