Visite no facebook...

https://www.facebook.com/ajyjudo ''Pagina exclusiva para o JUDÔ''

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Que é Judô?




O conceito de Judô - Ju (delicadeza, suavidade) dô (caminho) Então Judô significa Caminho da delicadeza, da suavidade.
O Judô é um esporte e doutrina criados pelo professor Jigoro Kano. Com a revolução de costumes que abalou o Japão a partir de 1868, dedicou-se ele a viver o Ju-Jitsu, partindo de escolas e de antigos mestres. Lançou então, um método próprio, a que chamou Judô, eliminando os golpes mais lesivos(socos , pontapés) porque a finalidade já não era mais formar guerreiros, mas cidadãos pacíficos ao contrario do Ju-Jitsu antigo.
O Judô esportivo atual resultou da incrementação das competições (shias) que antes visavam apenas a verificar o avanço técnico. Hoje, existem campeonatos mundiais e continentais e o Judô tornou-se esporte olímpico. O seu maior núcleo de ensino e divulgação é o Instituto Kodokan, em Tóquio, fundado pelo professor Jigoro Kano em 1882.
Sendo assim, em 1882, nasce o Judô da Kodokan, o grande caminho de todo mundo. Do Ju-Jitsu, arte marcial ao Judô moderno, houve uma grande reviravolta e desde então, desenvolveu cada vez mais a parte espiritual e quarenta anos após, esse fecho situava-se nos dois enunciados, o uso da energia para o bem e o progresso, próprio e dos outros. O mestre Kano divulgando esses grandes conceitos do Judô para o mundo inteiro declarou:
- O Judô da Kodokan não desaparecerá com minha morte. Basta pesquisar e estudar com base naqueles conceitos.
Lendas sobre a origem do Judô

No início havia duas lendas, transmitida de boca em boca durante milênios. Conta uma destas lendas que, certa vez um menino chinês, de nome Li-tei-feng, observou assustado como, durante uma grande tempestade, as maiores arvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados. Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copo até o chão. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como antes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje e considerado o local de nascimento do principio do Judô "ceder para vencer". Outra lenda de tradição japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos de cerejeira quebravam tal fósforo sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressiona-lo. Outra vez o mesmo princípio de "ceder para vencer". Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época e de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do Ju-Jitsu. Mas não existem prova de que realmente foi assim.


Do Ju-jitsu ao Judô


O sistema de Ju-jitsu de Jigoro Kano é o mesmo que, ainda hoje, é ensinado nos países do Ocidente e é considerado bem moderno muito embora Kano tivesse passado, após poucos meses, do perigoso Ju-jitsu para o esporte suave Jiu-Do (hoje Judô - o caminho suave). Em primeiro lugar ele não via qualquer valor educativo no violento Ju-jitsu; este sistema de defesa nem era adequados para duelos na esteira, e finalmente ele não achou belos nem elegantes os seus movimentos. Enfim: kano eliminou todos os golpes perigosos do Ju-jitsu e incorporou apenas alguns golpes e jogadas no chão.
A partir daí o novo Kano-Judô tornou-se cada vez mais popular. Logo ele conquistou o Japão inteiro. Jigoro Kano fundou, a maior academia de Judô, Kodokan, que existe ainda em Tóquio, embora bastante modernizada. O Kodokan é considerado, hoje em dia, a MECCA dos fãs do Judô do mundo inteiro. Quando os praticantes de Judô fazem o seu cumprimento diante do oponente durante o treino, este significa ao mesmo tempo uma homenagem ao grande princípio do Judô de Kano. Na época, um número cada vez maior de colaboradores juntaram-se a ele, atraído principalmente pelo princípio moral que servia de fundo para este esporte.

Vitória do Judô sobre o Ju-jitsu

O maior êxito foi alcançado pelo Judô quando os alunos de Kano enfrentaram conservadores lutadores de Ju-jitsu e venceram espetacularmente. Isto aconteceu em 1890, ano da grande decisão entre a Escola Totsuca de Ju-jitsu e o Kodokan. Treze alunos do Kodokan ganharam vitórias nítidas e apenas dois empataram.

O Judô no Brasil


O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiro imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
O Brasil teve dois grandes mestres desse esporte que lamentavelmente passaram despercebidos diante de nosso público devido a empresa especializada dar valor apenas ao Futebol.
Foram eles Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.
Ryuzo Ogawa foi uma das maiores autoridades mundiais em Judô tendo nascido no ano que Jigoro Kano fundou a Kodokan e iniciado sua prática de Judô com 9 anos, treinando de 3 a 4 horas por dia.
Foi honrado com o diploma de mérito do Imperado Meiji, por uma demonstração feita em Tóquio, tendo se tornado professor das crianças da realeza.
Em 1934, quando contava 52 anos imigrou para o Brasil. Sendo possuidor do nono grau era uma das maiores autoridade mundiais em Judô e, embora tivesse fundado a Associação Budokan do Brasil em 1945, jamais recebeu por parte da impressa especializada a atenção que merecia.
Na década de 60 a revista americana Black Belt dedicou extensa reportagem a sua pessoa reconhecendo-o como um dos grandes mestres mundiais nessa modalidade.
Ao falecer com noventa e poucos anos de idade deixou atrás de si uma fortíssima organização de Judo com quase oitenta academias.
Dizem que quando Sensei Ono chegou ao Brasil alugou um boxe no mercado municipal de São Paulo onde enfrentava qualquer adversário.
Mais tarde tendo estabelecido sua escola de Judô veio a se tornar um figura lendária e muito popular no estado de São Paulo, tendo treinado seu sobrinho Akira Ono, que viria a se tornar o primeiro brasileiro a vencer os Jogos Pan-americanos de Judô.

Espirito do Judô

Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
Quem teme perder já est
á vencido.
Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.
Quando verificares, com tristeza, que não sabes nada, terás feito seu primeiro progresso no aprendizado.
Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário; ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
Saber cada dia um pouco mais e usa-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas. Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja a eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.

A CRONOLOGIA DE JIGORO KANO
O FUNDADOR DO JUDÔ MODERNO

1860 Jigoro Kano nasceu no dia 28 de outubro, terceiro filho de Kano Jirosaku Mareshiba, em Mikage (município de Hyogo).
1877 Começo dos estudos de Ju-jitsu na Escola Tenjin-Shinyo, com o professor Fukuda Hachinosuke.
1881 Conclusão dos estudos na Universidade de Tóquio. Começo dos estudos de Ju-jitsu na Escola de Kito, Professor Liukubo Tsunetoshi.
1882 Criação do JUDÔ-KODOKAN e instalação do primeiro Dojo nos terrenos do templo Eishoji, em Tóquio, onde passou ser instrutor.
1889 Kano viaja pela Europa, onde examina as possibilidades de ensinar Judô.
1891 Renuncia ao cargo de professor da Gakushuin e passa a Conselheiro do Ministério da Educação. Diretor da "Quinta Escola Secundária Nacional" em Kumamoto.
1893 Passa seguidamente aos cargos de chefe do Departamento Bibliotecário do Ministério da Educação, Diretor da "Primeira Escola Secundária Nacional" e Diretor da Universidade Pedagógica de Tóquio (PH). Mudança do Kodokan para Shimotomisaka-cho.
1897 Demite-se da direção da PH, reconvocado novamente em outubro.
1898 Renuncia novamente e assume a chefia do Departamento Geral de Assuntos Escolares do Ministério da Educação.
1901 Kano tem 41 anos. Novamente convocado para a direção da PH.
1902 Instala uma escola para o intercâmbio de estudantes da China.
1909 Reconhecimento oficial do Kodokan. Kano torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional.
1911 Instalação de um Departamento de Instrução para professores de Judô no Kodokan. Kano funda a Associação Atlética do Japão, sendo o seu primeiro presidente.
1912 Visita ao V Jogos Olímpicos em Estocolmo, os primeiros com participação do Japão.
1920 Renuncia ao cargo na PH. Visita os VII Jogos Olímpicos em Antuérpia.
1922 Renuncia ao cargo de presidente da Associação Atlética, cujo Presidente de Honra ele passa a ser. Funda a Associação dos Portadores de Dan.
1924 É nomeado professor aposentado da PH.
1928 Visita aos IX Jogos Olímpicos em Amsterdã.
1930 São realizados os primeiros Campeonatos Japoneses de Judô.
1932 Visita aos X Jogos Olímpicos em Los Angeles. Fundação de um Instituto de Medicina no Kodokan.
1933 Visita à Europa para oferecer Tóquio como local para os XII Jogos Olímpicos.
1934 Mudança do Kodokan para o bairro de Tóquio, Suidobashi. Visita à Assembléia do Comitê Olímpico Internacional.
1936 Visita aos XI Jogos Olímpicos em Berlim.
1938 Falece em 4 de maio, a bordo do SS "HIKAWA-MARU', de uma pneumonia. Ele estava naquela ocasião, no caminho de volta do Cairo, onde o COI (Comitê Olímpico Internacional) tinha aprovado a realização dos XII Jogos Olímpicos em Tóquio.


Sensei Francisco Neto - 5º Dan

Um comentário:

  1. Tudo isso sem falar na filosofia e na espiritualidade mantidas por Kano no esporte, pois como é sabido o Ju-jitsu, união das antigas artes maciais, surgiram nos mosteiros asiáticos por monges necessitados de exercícios físicos e defesa pessoal; essa justa união entre a esfera física e espiritual formou a Egrégora do Judô, ou seja, doutrina de pensamentos, códigos, formações educacionais no Dojô e fora dele.
    As faixas não são meros graus positivistas, racionalistas, ou seja, o Judô não é uma vulgar corrida por medalhas ou pela graduação "final", já que a mesma não existe, Judô é paz interior, caráter, cidadania, disciplina...
    Nós ocidentais acostumados a irmos à academias para suar, ficamos bestializados quando falamos em espiritualidade e exercício físico, mas os sábios orientais praticam isso a milênios, posto que vivem sem tragédia e fantasmas caminhando para a eternidade tranquilamente.
    A disciplina é algo fantático e admirável, falo com propriedade, haja vista que sou muito indisciplinado e o pouco de disciplina em mim habitada veio do Judô. Ando distante, porém pratico Judô todos os dias, como um bambu me esquivo das maldades, as vezes cedo para vencer, ou então uso a força do meu oponente para que o mesmo se destrua com o próprio peso, arrogância e ignorância. Sem pressa uso a força e a técnica na hora certa.

    Saudades do Dojô.

    Gabriel Santos.

    ResponderExcluir