Visite no facebook...

https://www.facebook.com/ajyjudo ''Pagina exclusiva para o JUDÔ''

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SUGATA SANSHIRO - Primeiro filme sobre o Judô - Japão 1943


SUGATA SANSHIRO - A saga do Judô

Sugata Sanshiro (em japonês: 姿三四郎 Sugata Sanshirō) (A saga do judô) foi o filme de estréia do diretor japonês Akira Kurosawa. Foi inicialmente lançado no Japão em 25 de março de 1943 pelo estúdio cinematográfico Toho. É baseado no romance homônimo de Tsuneo Tomita.

As filmagens de Sugata Sanshiro  começaram em locações em Yokohama, em dezembro de 1942. A produção transcorreu tranquilamente.  Sanshiro Sugata foi finalmente aceito para estrear em 25 de Março de 1943. (Kurosawa tinha acabado de completar 33 anos). O filme tornou-se um sucesso da crítica e comercial.
O filme retrata a história de Sugata Sanshiro  (Shiro Saigo), um jovem forte e teimoso que viaja para a cidade para aprender Jiu-jitsu. Entretanto, após a sua chegada, ele conhece uma nova forma de defesa pessoal: O Judo

A história se passa no ano de 1882, décimo quinto ano da Era Meiji. Sugata Sanshiro,  chega à cidade em busca de um mestre de ju-jutsu para orientar-lhe em seus treinamentos. É indicado à Escola de Shinmei de Ju-jutsu, cujo mestre, Monma Saburo, estava ausente em um espetáculo. Posteriormente, Sanshiro é aceito como praticante de jiu-jitsu e em uma confraternização entre os praticantes da arte, toma conhecimento dos desafetos entre a escola de ju-jutsu e o mestre de judô Yano Shogoro.
Segundo Monma e seus discípulos, Yano havia sido convidado a participar como mestre de artes marciais do departamento de polícia, sendo os praticantes de ju-jutsu rejeitados a segundo plano. Nesse ponto, faz-se notar o desdém pela "arte moderna" que atendia por ju-dô, uma evolução do ju-jutsu que se dividia em estilos diferentes em cada escola e em cada província do Japão, enquanto Yano (Kano) estudou e graduou-se para poder unificar os estilos mais eficazes em combate, mudando a sigla "jutsu" (arte) para "Dô" (caminho), dando motivos aos mestres tradicionalistas de ju-jutsu de ter desprezo e desrespeito pela "nova" arte. Os membros da escola de ju-jutsu rival elaboram um plano para matar o mestre Yano em um combate privado, e armam uma emboscada. O carro de Yano é abordado na ponte pelo grupo de lutadores, acompanhados de Sanshiro. Sanshiro assiste à derrota vertiginosa de seus colegas praticantes e, após derrotar habilidosamente seus desafiantes, Yano toma Sanshiro por seu discípulo, à proposta desse último.

Indisciplina e esclarecimento

Após tornar-se discípulo de Yano, Sanshiro demonstra-se um jovem teimoso e indisciplinado. Envolve-se em uma briga de rua, para desaprovação de seu mestre, que esbraveja com o jovem declarando que ele "desconhece o caminho do homem". Para provar a seu mestre que está capacitado a ser seu discípulo, Sanshiro mergulha nas águas geladas do poço perto ao templo de Yano e permanece lá para provar a seu mestre sua dedicação. Sanshiro agarra-se a uma estaca e permanece lá durante toda a noite, mesmo diante das tentativas de um sacerdote de dissuadi-lo da idéia. O entendimento e percepção do "Caminho" mencionado pelo sacerdote acontece quando Sanshiro, em meio à soturnidade envolvente do lago, observa uma flor iluminada à luz da lua.

Durante o treinamento de Sanshiro, chega à escola de judô um exímio praticante do ju-jutsu, que se apresenta por Higaki Gennosuke, da Escola Ryoi-Shinto. O mestre de ju-jutsu está a procura de Yano para um desafio. Como este estava ausente, os discípulos de Yano se prontificam a aceitar o desafio, mas são todos derrotados. Quando Sanshiro se oferece para lutar, marca-se a rivalidade que perdurará por toda a trama e terá seu desfecho no último episódio do filme. É notório que o desafio e clima de rivalidade entre Sanshiro e Higaki são metáforas para a disputa estabelecidade inicialmente entre os gêneros do judô e do ju-jutsu, conforme dito nas palavras de Higaki: "Chegará um dia no qual o ju-jutsu e o Judô deverão se enfrentar até a morte." Naquela ocasião, entretanto, Sanshiro é impedido de lutar. Mais tarde, a academia de judô de Yano recebe um convite da Escola Tenjin Shin'Yo, onde o mestre Yatani Magoroku os convida para a inauguração de seu dojo. A carta dizia ainda que haveria um combate entre um discípulo nomeado por Yano e "uma certa escola de ju-jutsu", que logo se entende como sendo a escola de Monma, responsável pela emboscada contra o mestre Yano nos primeiros momentos do filme. Yano indica Sanshiro, que luta contra o próprio Monma, derrotando-o com eficiência e sem muito esforço.
A planíceie inquieta é palco da batalha mais acirrada de todo o filme, assistida, além do mestre Linuma, por Sayo. fechando um ciclo típico de clichês romanticos característicos das produções de Hollywood. O desfecho dá luta se dá com a tentiva de Higaki de estrangular Sanshiro, fracassada graças à reação decorrente da lembrança metafórica da flor brilhando à luz da lua, que leva a batalha ao fim e Sanshiro à vitória. Os minutos finais são dedicados a exibir o que se passou depois do duelo: Sanshiro decidi sair de viagem, e o pai de Sayo insiste para que ela o acompanhe, o que sugere a consolidação do relacionamento dos dois. Também é contado que Higaki sobreviveu à batalha, e assume agora uma postura mais íntegra.

 O tema central do filme é a educação e a iniciação de Sugata e o modo pelo qual, enquanto aprendia os movimentos do judô, ele também aprendia sobre si próprio. O filme é permeado em sua totalidade por diversos ensinamentos budistas, como o Kensho. Podemos notar, em cenas distintas, como na percepção da flor sendo iluminada pela lua, um vislumbre de percepção dao verdadeiro sentido da existência por parte do protagonista — o "despertar" para a vida, característico do Kensho. Ao longo da película, é possível perceber também a concepção de Satori, um estado mais permanente do Kensho, que diz respeito à aceitação das leis da natureza que regem o mundo. Tal concepção pode ser percebida em trechos como o sermão de Yano sobre o "Caminho do Homem" e no trecho em que Sanshiro é convencido a lutar contra Murai após um momento de hesitação. É dito que ele "se esqueceu" do Caminho, mas já tinha conhecimento de tal.

Fonte: Wikipedia



Assista o filme nestes links abaixo. Uma bela visão histórica do avanço do judô


http://video.yandex.ru/users/aikifreedo/view/21 
http://video.yandex.ru/users/aikifreedo/view/22 

Nenhum comentário:

Postar um comentário